Atenção comunidade de Arambaré!
Secretarias: SaúdeData de Publicação: 21 de maio de 2021
A Dengue é uma doença causada por um arbovírus, um tipo de vírus que é transmitido pela picada de mosquitos. O transmissor (ou vetor) da Dengue é o mosquito Aedes aegypti, que precisa de água parada e limpa para se proliferar.
O mosquito é quem transmite o vírus da Dengue. Dessa forma, é imprescindível evitar que ele se reproduza para que os índices de casos diminuam. Para tanto, deve-se eliminar lugares com água parada que podem se tornar possíveis criadouros, como pratinhos de vasos de plantas, lagões de água, caixas d’água, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas.
A Dengue não tem uma relação direta com o novo Corona vírus, mas a existência de duas epidemias em paralelo é preocupante. O início do quadro clínico de ambas as doenças é muito semelhante, o que pode dificultar o diagnóstico precoce e o tratamento adequado.
Na teoria acredita-se que uma pessoa possa ter as duas infecções concomitantemente. No entanto, como há competição entre os agentes biológicos, essa é uma possibilidade muito remota na prática. O quadro respiratório, como coriza e dor de garganta, é muito mais presente na infecção pela Corona vírus, o que é uma diferença importante da Dengue.
Como são duas doenças que podem ser confundidas, é recomendado que os pacientes com febre alta e falta de ar ou vômitos persistentes procurem atendimento médico. Na Dengue, é preciso realizar hidratação do doente e no caso da Covid- 19 o paciente recebe suporte respiratório. Nas duas infecções é preciso realizar a monitoração de forma adequada, a fim de evitar que o paciente evolua para um quadro muito grave.
Lembre-se de que realizar a prevenção é a única forma de evitar contrair o vírus da Dengue. O mesmo é válido para a Covid-19, em que a forma de prevenção é a lavagem frequente das mãos e o distanciamento social.
